home
 
notícias
car
  Alexandre Camacho | Uma felicidade enorme
   

Depois de uma segunda parte de temporada brilhante, Alexandre Camacho aliou o pentacampeonato Madeirense à vitória no European Rally Throphy.

Numa época para recordar, Alexandre Camacho cumpriu todos os objetivos traçados para 2018. A conquista do pentacampeonato Madeirense foi o objetivo mais importante, mas o triunfo no Rali Vinho Madeira é a cereja no topo do bolo para qualquer piloto madeirense.  Quando muitos achavam que as conquistas de 2018 estavam terminadas, a equipa fez um esforço para estar presente na final do European Rally Throphy  esforço esse que viria a ser coroado com um titulo inédito e que deu ainda mais enfase a excelente época do piloto. Sobre estes e outros temas versou a conversa do Rali Fórum Noticias com Alexandre Camacho que pode ler de seguida.


Rali Fórum Noticias - Em primeiro lugar gostava que nos dissesse qual o sentimento que tem neste fim de época, olhando para trás e para todos os objetivos que traçou em conjunto com a equipa, como avalia a sua época? 
Alexandre Camacho - O sentimento é único. Sem duvida a minha melhor época de sempre, onde para além de conseguirmos ser campeões na Madeira, ganhámos o Rali Vinho Madeira e fomos os campeões do European Rally Throphy É sem dúvida uma felicidade enorme.

Rali Fórum Noticias - Se tivesse que escolher o ponto mais alto e o ponto mais baixo da época quais seriam e porquê? 
Alexandre Camacho - O ponto mais baixo foi sem dúvida o início de época. A chegada tardia do carro e a falta de experiência da equipa levou a que não conseguíssemos afinar logo o carro para podermos estar competitivos. O ponto mais alto da época foi sem dúvida a parte final em que conseguimos ser campeões regionais ainda antes da última prova e com isso podermos ir fazer o Rali do Algarve e lutar pela vitória no European Rally Throphy.

Rali Fórum Noticias - Para esta época resolveu apostar numa nova viatura, o Skoda Fabia R5, porquê esta aposta quando tinha vencido de forma clara o campeonato anterior aos comandos de um Peugeot 208 R5? 
Alexandre Camacho - As opções que tínhamos em cima da mesa eram por um lado continuar com o mesmo carro, Peugeot 208 T16, viatura que sabíamos que não iria sofrer evoluções, par além da falta de evoluções sabíamos era um carro já com muito uso porque já tinha 4 anos de ralis. A outra hipótese seria apostar no Skoda Fabia R5 que era um carro com apenas 6 meses e para o qual sabíamos que durante o ano de 2018 iriam sair evoluções. A escolha do Skoda Fabia R5  foi clara, para além de ser um carro muito competitivo a sua fiabilidade é excelente.

Rali Fórum Noticias - Ainda alicerçado nesta troca de carro, o Alexandre conduziu este ano aquele que é considerado o melhor dos R5 e em 2017 aquele que dizem ser o pior, concorda com esta classificação? São assim tão diferentes em termos de performance?
Alexandre Camacho - Concordo que o Peugeot 208 T16 é de todos os R5 que já conduzi , além do Peugeot 208 T16 conduzi o  Citroen DS3 R5 e Skoda Fabia R5,  é realmente o que senti menos preformante. Em relação ao Skoda Fabia R5 é um carro muito competitivo e pelo que se diz é está ao nível dos carros de ultima geração , o Hyundai  i20 R5 e Citroen C3 R5.

Rali Fórum Noticias - Embora estando sempre no pódio nas 3 primeiras provas, a vitória apenas viria a aparecer no Rali do Marítimo – Município de Machico, o 4º rali do ano, a partir daqui a equipa entra numa série incrível de 4 vitórias consecutivas que vos catapultam para o titulo. O que acha que mudou a partir deste rali que tenha feito a diferença?
Alexandre Camacho - No Rali da Calheta já conseguimos ter um engenheiro conhecedor do Skoda Fabia R5 para trabalhar connosco e já estivemos bem mais competitivos, porque perdemos o rali por apenas 0,3 seg. No rali do Marítimo já conseguimos ganhar. A partir do Rali Vinho Madeira tivemos já a evolução do motor e caixa o que tornou o Skoda Fabia R5 ainda mais competitivo. A partir daí trabalhamos muito para melhorar sempre e os resultados apareceram.

Rali Fórum Noticias - Com o titulo conquistado, a vitória no ERT foi a cereja no topo do bolo? Estava nos vossos planos desde a vitória no Rali Vinho Madeira ou nunca foi equacionado como um objetivo? 
Alexandre Camacho - Foi sem dúvida a cereja no topo do bolo, embora o foco tenha sido  sempre o campeonato e só se conseguíssemos garantir o campeonato é que existia a possibilidade de estar presente no Algarve,  felizmente e fruto do nosso trabalho isso aconteceu.

Rali Fórum Noticias - Neste regresso aos ralis no Campeonato Nacional, como acha que se situa em relação aos principais pilotos do campeonato nacional? 
Alexandre Camacho - Sabemos que temos muito para aprender, principalmente com o desconhecimento das provas nacionais, mas gostei da parte final que fizemos no rali do Algarve.

Rali Fórum Noticias - Com 2018 fechado com os objetivos alcançados o que podemos esperar do Alexandre para 2019? Voltar a apostar no regional madeirense, ou tentar dar um passo para o Nacional de Ralis?
Alexandre Camacho - Se a escolha não dependesse de patrocínios escolheria o campeonato nacional, mas importante seria não parar, por isso o que vier será sempre bom.

 

João Silva| Estou orgulhoso da nossa equipa

 

Alexandre Camacho | Uma felicidade enorme

 

Regional Madeirense arranca em S. Vicente

 

Alexandre Camacho vence na abertura do Campeonato

 

J. Silva | A viver um sonho

 

Madeira

 

Jo

 

Rali Munic

 

Rali da Calheta 2012

 

Rali da Calheta com 24 equipas