home
 
notícias
car
  João Silva | Estou orgulhoso da nossa equipa
   

Numa época em que alcançou 4 vitórias, João Silva batalhou em várias frentes nos ralis Madeirenses.

Tendo cumprido a segunda época aos comandos do Citroen DS3 R5, João Silva entrou com tudo, mas uma segunda fase da época menos conseguida não lhe permitiu festejar o titulo madeirense.  Num ano em que esteve em muito ativo no que a regulamentos diz respeito, o piloto do Citroen amarelo falou com o Rali Fórum Noticias.

Rali Fórum Noticias - Que balanço fazes da tua época desportiva?

João Silva -
Faço um balanço positivo, em especial pela forma como entramos a vencer e lideramos o campeonato até à 5ª prova. A reta final não correu bem, com duas desistências e alguma perda de competitividade, mas a verdade é que terminamos a época vice-campeões de pilotos, a escassos 2 pontos do campeão absoluto, e campeões de navegadores. Estou orgulhoso da nossa equipa, do nosso desempenho e dos nossos valores.


Rali Fórum Noticias – Quais os momentos que escolherias como os momentos fundamentais, positivos e negativos, desta temporada?

João Silva -
Como positivo, destaco a vitória no Rali de São Vicente, primeira prova da época, onde demonstramos estar ao nível dos melhores pilotos madeirenses, não fossem ambos nossos adversários diretos. Negativo, talvez o mau desempenho no Rali do Marítimo, e posteriormente a desistência por despiste no Rali Vinho da Madeira, com algumas consequências físicas para o Victor.


Rali Fórum Noticias - Completaste esta época um ciclo de 2 anos aos comandos do Citroen DS3 R5, vimos pilotos, como o teu adversário direto Miguel Nunes ou o vice-campeão Nacional José Pedro Fontes a trocarem os seus Citroen DS3 R5 por viaturas mais recentes, pensas que já se trata de um carro ultrapassado e incapaz de lutar pela vitória no regional Madeirense?

João Silva -
Adoro o meu carro, talvez por isso me custe aceitar que possa estar a ficar desatualizado. Curioso que nesses casos consegui ombrear sempre de igual para igual. Na verdade, só não consegui ganhar ao Skoda Fabia R5 do Alexandre Camacho após a introdução das evoluções, pois até lá já lhe tinha ganho 3 provas de seguida. Mas é algo natural, numa modalidade em constante mudança.


Rali Fórum Noticias -  Tens sido uma das vozes mais ativas em defesa de várias matérias que a teu ver seriam benéficas para a evolução dos Ralis na Madeira, de um modo geral, que alterações proporias face ao atual cenário que a teu ver fossem um incremento substancial de qualidade no produto “ralis”?

João Silva -
Antes de ser piloto de ralis, sou um desportista. Acredito e promovo os valores que devem pautar a conduta de qualquer desportista, pelo que defendo a verdade desportiva acima de qualquer interesse. Posto isto, só lamento que a FPAK não tenha a mesma atenção a esta questão, pelo menos em termos práticos, já que as falhas são imensas, justificadas ou não com a falta de meios ou de conhecimento. Para que os ralis madeirenses não sofram um grande revés nos projetos desportivos de topo, convém que a FPAK proteja os interesses de todos, nomeadamente através do efetivo controlo técnico das viaturas e demais procedimentos em torno das mesmas, bem como impor a separação de funções entre dirigentes e praticantes, evitando eventuais abusos de posições influentes, sejam intencionais ou não, pois não me sinto minimamente confortável em ter como principal adversário a mesma pessoa que dirige e regula a modalidade na Madeira.


Rali Fórum Noticias - Quais os teus planos para a época 2019?
João Silva -
Neste momento não tenho planos, e com base na minha resposta anterior, a motivação para continuar a investir nesta modalidade é praticamente nula.

FOTOS: Facebook João Silva

 

 

João Silva | Estou orgulhoso da nossa equipa

 

Alexandre Camacho | Uma felicidade enorme

 

Regional Madeirense arranca em S. Vicente

 

Alexandre Camacho vence na abertura do Campeonato

 

J. Silva | A viver um sonho

 

Madeira

 

Jo

 

Rali Munic

 

Rali da Calheta 2012

 

Rali da Calheta com 24 equipas