home
 
notícias
car
  Armindo Araújo | Fabuloso trabalho
   

Armindo Araújo conquistou no passado dia 18 de novembro um inédito titulo de penta campeão nacional de ralis no meio de muitas emoções.

 
Foram precisos 12 anos para o público português voltar a ver o mais titulado piloto de ralis nacional de volta às especiais do Campeonato de Portugal de Ralis a tempo inteiro. Um regresso que não poderia ser mais produtivo, com Armindo Araújo a conquista o seu quinto titulo de campeão nacional e a dar à Hyundai, a única marca oficial presente no campeonato, a sua primeira vitória. O Rali Fórum Noticias falou com Armindo Araújo e qui fica o resultado dessa pequena conversa.

Rali Fórum Noticias - Que sentimentos e sensações tem sobre esta conquista?
Armindo Araújo - O maior sentimento após a conquista deste titulo é o de missão cumprida. Desde o inicio deste projeto que estávamos muito motivados para ganhar, a Hyundai fazia a sua estreia oficial nos ralis em Portugal e todo queríamos o mesmo.
Penso que fizemos um ótimo trabalho.

Rali Fórum Noticias - Os contornos do seu abandono anos atrás são mais ou menos conhecidos de toda a gente, quando saiu nunca fechou a porta a um o que o fez mudar de ideias?  Recordámos que em  2017 fez a função de carro zero no Rali de Portugal, foi o despertar do “bichinho” novamente?
Armindo Araújo - Logicamente que ter feito esse rali a convite do Presidente do Automóvel Clube de Portugal, e posteriormente o RallySpirit, deu para perceber que ainda tinha ritmo competitivo e que a paragem não tinha afetado em nada as minhas capacidades. Contudo, a Hyundai apresentou-me um projeto que encaixava perfeitamente nas condições que sempre afirmei que me fariam voltar a competir e por isso fácil chegarmos a um entendimento. A vontade de vencer foi sempre um dos pontos que encontramos comuns, desde a primeira hora, e isso foi a chave para o meu regresso e entrada da Hyundai no Campeonato de Portugal de Ralis.

Rali Fórum Noticias - Foram 6 anos sem competir a nível oficial, que diferenças encontrou nos ralis ao fim deste tempo? Sendo mais especifico, que Campeonato Nacional de Ralis encontrou ao fim de tantos anos?
Armindo Araújo - O Campeonato de Portugal e Ralis deste ano mostrou que os ralis em Portugal estão de boa saúde. Tivemos um inicio de temporada muito forte, em Fafe estiveram mais de duas dezenas de viaturas R5, e ficou clara a competitividade até à ultima prova. Em termos de estrutura, o Campeonato de Portugal de Ralis está bem delineado, com provas nos dois tipos de piso. Corri pela ultima vez a nível nacional em 2006 e em termos de classificativas, aí sim, para mim foram todas praticamente novas.  

Rali Fórum Noticias - Focando a conversa agora na época de 2018, sempre disse que não estaria ao seu melhor nível logo na primeira prova, em que medida foi importante a ausência no Azores Airlines Rally para o lançamento do resto época?
Armindo Araújo -  Em Fafe, alguns problemas de juventude do Hyundai i20 R5 não nos permitiram fazer um melhor resultado, mas ainda assim acho que fizemos um bom rali. Identificamos tudo aquilo que era preciso fazer para colocar o carro competitivo. Como regulamentarmente poderíamos optar por não ir aos Açores, assim o fizemos, aproveitando para trabalhar todos esses aspetos durante esse período.
A minha equipa técnica, a RMC, fez um trabalho fantástico durante todo o ano e isso fica provado ao sermos a única equipa que terminou os oito ralis em que participou. 

Rali Fórum Noticias - Se tivesse que escolher o momento mais positivo da época e o mais 
negativo , quais escolheria ?
Armindo Araújo -   O mais positivo obviamente que foi o Rali do Algarve. Permitiu-nos alcançar o titulo e ainda o fizemos com uma vitoria. O mais negativo foi claramente o acidente do Carlos Vieira.

Rali Fórum Noticias - Como titulo conquistado e um pentacampeonato inédito, quais o planos para 2019?
Armindo Araújo -   A vontade de continuar com este projeto para 2019 é enorme, mas para que isso seja possível é necessário reunir com os meus actuais parceiros e encontrar um novo para a próxima temporada. Estamos a trabalhar nesse sentido e espero poder estar a defender este titulo e as cores da Hyundai na próxima temporada.
 
FOTO: Facebook Armindo Araújo

 


 

Pedro Almeida | Evoluir sustentadamente

 

Armindo Araújo | Fabuloso trabalho

 

Pedro Leal | N5 para evoluir naturalmente

 

Rali Casinos do Algarve definido

 

Joana Barbosa | Ansiosa pela estreia

 

Rali Serras de Fafe Moura vence ao foto finish

 

Armindo motivado para o regresso

 

Ricardo Teodosio com projeto a dois anos

 

Paulo Neto vai prova a prova

 

Armindo apresenta projeto

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso