home
 
notícias
cpr
car
irc
  Alexey Lukyanuk | Vai ser interessante
   

Campeão Europeu em titulo, Alexey Lukyanuk volta aos Açores para defender dois títulos, o Europeu e o de vencedor do Azores Rallye.  

Depois de em 2002 um finlandês de nome Jani Paasonen ter conquistado  os açorianos com uma condução espetacular, foi a vez de, a partir de 2016, o russo Alexey Lukyanuk tomar o seu lugar. Adorado por todos os que vão para a estrada seguir a primeira prova do Europeu, Lukyanuk regressa a um local onde foi feliz em 2018. Com outra equipa e outra viatura Lukyanuk partilhou mais uma vez com o Rali Fórum Noticias as suas expectativas para o próximo Azores Rally.

Rali Fórum Noticias - Como te sentes a voltar o ERC como campeão e para defender o teu titulo?
Alexey Lukyanuk - Estou extremamente feliz por voltar.  Eu gosto bastante dos ralis do Europeu, especialmente os ralis dos Açores de das Canárias, portanto tenho que confessar que me sabe mesmo muito bem voltar. Nós tentamos subir para o WRC2, mas infelizmente não foi possível juntar o orçamento necessário, mesmo com as nossas vitórias e o titulo não é fácil, continuamos a ficar curtos em orçamento. Mudamos para uma nova equipa e espero que isso nos possa também vir a ajudar a enfrentar este desafio. Temos um novo carro e não será fácil para nós.

Rali Fórum Noticias - Porque optaste pelo ERC e não pelo WRC2?
Alexey Lukyanuk - Fazer o WRC2 seria sem dúvida muito interessante. Temos que analisar essa questão mais tarde. Para que isso aconteça temos que encontrar novos patrocinadores. Para ser competitivo no WRC2 precisamos de fazer mais testes e isso custa dinheiro e tempo.

Rali Fórum Noticias - Voltar ao Açores é como voltar a casa?
Alexey Lukyanuk - Sim claro, como eu já disse antes o Azores Rallye é dos meus eventos preferidos, pela paisagem, pelas condições climatéricas, pelos perfis das especiais que são bastante agradáveis e interessantes. Apesar de termos um bom conhecimento dos especiais já sabemos que este ano haverá novidades, que os organizadores nos prepararam algo novo, temos também um novo carro e uma nova equipa, portanto será uma história completamente nova. Claro que temos um bom conhecimento do passado, mas não será fácil, estou muito ansioso para começar e dar o meu melhor neste rali.

Rali Fórum Noticias - Quais as tuas expectativas e qual a estratégia que vais utilizar na prova?
Alexey Lukyanuk - As minhas expectativas, bom neste momento não conhecemos ainda a lista de inscritos definitiva, portanto é um pouco difícil equacionar cenários ou fazer previsões. Por nós teremos que um inicio calmo sem entrar em loucuras, pois estamos apenas no inicio da época. Sempre fomos rápidos nos Açores, desde 2016, mas este ano tenho que encontrar a afinação correta, temos zero km em terra com o Citroen C3 R5, portanto temos que aprender muitas coisas em pequenos testes. Basicamente acho que vai ser interessante!!

Rali Fórum Noticias - Queres deixar uma mensagem aos fãs açorianos …….
Alexey Lukyanuk - Sim claro que sim, quero dizer olá a todos, não só aos meus seguidores, mas a todos aqueles que se interessam por ralis. Fico sempre feliz por ver muita gente nas especiais, sei que não é fácil chegar aos locais, mas a verdade é que há sempre muita gente na estrada. Ao longo do ano recebo imensas mensagens de fãs portugueses e açorianos em específico a perguntarem-me se estarei presente no rali, portanto sei que apreciam imenso as minhas participações e isso deixa-me muito feliz. Espero dar um bom espetáculo e espero que tenham muitas e boas emoções durante o rali

 


 

Elias Lundberg | Um sonho tornado relaidade

 

Alexey Lukyanuk | Vai ser interessante

 

Transmiss├Áes televisivas do Azores Rallye

 

Rali de A├žores com novidades e a qualidade habitual

 

Rali dos A├žores - Finalmente Lukas

 

Dominik Broz | Terminar sem erros

 

Zelindo Melegari | O melhor rali do campeoanto

 

Paulo Nobre | Divertir-me ... muito

 

Tibor Érdi | Terminar no pódio

 

Mattia Vita | Crescer como piloto

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso