home
 
notícias
cpr
car
irc
  ERC - Janner Rally – Kajetanowicz foi maestro
   

O polaco Kajetan Kajetanowicz  foi o grande vencedor da prova de abertura o Campeonato da Europa de Ralis 2015 com exibição de aplaudir de pé, qual opera austríaca.

Para o primeiro dia de prova os concorrentes tinham pela frente 10 especiais, para um total de 138.4 km completamente cobertos de neve, que caiu intensamente durante a noite.  Se as expectativas de um rali bastante competitivo, aliás a imagem de 2014 em que apenas na última especial se ficou a conhecer o vencedor, bem se pode dizer que caíram por terra logo nos primeiros km de prova. Craig Breen foi o primeiro a desistir depois de uma saída de estrada que deixou o seu Peugeot 208 T16 numa vala em que ere impossível regressar à estrada. Lefevre teve também uma pequena saída que lhe deixou o radiador do Citroen DS3 R5 coberto de neve e o obrigou a parar para o limpar perdendo desde logo 3:41.2 minutos para Kajetanowicz . Também o russo Lukyanuk viu o  motor do seu Ford Fiesta R5 aquecer tendo que parar na especial par ao deixar arrefecer perdendo qualquer hipótese de vitória depois 5:38.9 minutos perdidos com este problema.  Indiferente a estes problemas Kajetanowicz  começou logo a construir a sua vitória nesta primeira especial, com Robert Consani a ser o único a rodar perto do ritmo do polaco. Com o desenrolar das especias Kajetanowicz   foi vencendo umas atrás das outras para terminar o primeiro dia só com vitórias nas 10 especiais. Consani, apesar da excelente prova que fez, nunca consegui incomodar o polaco e terminou o dia já a uns distantes 3:52.2 minutos de Kajetanowicz  . Jaromír Tarabus  colcava o seu Skoda Fabia S2000 no terceiro posto logo seguido de Lukyanuk, que depois do problema na primeira especial consegui impor um excelente ritmo efetuando uma grande recuperação até ao 4º lugar. Martin Fischerlehner fechava o top 5 e liderava entre os concorrentes da produção com o seu Mitsubishi Lancer EVO IX. 

O segundo dia prova, com mais 8 especiais num total de 99.4km voltou apresentar-se aos concorrentes com muita neve, o que não impediu Kajetanowicz   de continuar a sua senda vitoriosa  não dando qualquer hipótese à concorrência vencendo 7 das 8 especais do dia, a última especial da prova foi ganha por 
Lukyanuk .  Confortável com o segundo lugar Robert Consani focou-se essecnialmente em terminar e conseguir assim o seu melhor resultado no Europeu levando o velhinho Peugeot 207 S2000 ao segundo posto final. O grande ponto de interesse neste último dia acabou por ser a luta pelo terceiro posto, com o russo Lukyanuk a conseguir superar o checo Tarabus   na última especial do rali. Tarabus fez uma excelente prova mas não consegui superar o rápido piloto russo tendo que se contentar como 4º lugar final depois de passar praticamente toda a prova num lugar do pódio. Martin Fischerlehner assegurou  o quinto lugar final.

Presentes pela primeira vez neste rali Renato Pita e Hugo Magalhães lograram terminar a prova no 16º lugar final e 4º no ERC3, posição conquistada na última especial. Competindo pela primeira vez neste tipo de condições a dupla nacional foi demonstrando ao longo de toda aprova uma constante evolução conseguindo rubricar no segundo dia excelente tempo como Peugeot 208 R2. Pode dizer-se que para a falta de experiencia nestas condições a dupla lusa fez um bom rali, cotando-se como uma das boas surpresas da prova onde enfrentou adversários com um nível elevado de conhecimento nestes pisos cobertos de neve.

O  Campeonato da Europa de Ralis prossegue de 6 a 8 de Fevereiro na Letónia com a realização do Rally Liepāja, que contará pelo menos com a dupla lusa Diogo Gago e Jorge Carvalho que iniciarão a sua participação no Europeu Junior inseridos na equipa oficial da Peugeot.

Classificação Final:
1 - Kajetanowicz Kajetan Tempo Total:02:50:52.6
2 - Consani Robert +00:07:07.4
3 - Lukyanuk Alexey +00:08:28.1
4 - Tarabus Jaromír +00:08:48.8
5 - Fischerlehner Martin +00:22:38.6
6 - Hirschi Jonathan +00:27:26.9
7 - Tlusťák Antonín +00:27:29.7
8 - Štajf Vojtěch +00:28:18.6
9 - Botka Dávid 00:15:39.4 +00:30:38.5
10 - Raoux Jean-Michel +00:35:00.5

Foto: www.fiaerc.com


 

Rali da Acropole - Kajetanowicz vence, Bruno convence

 

Lukyanuk vence, Bruno lidera

 

Diogo Gago sétimo na Estónia

 

ERC - Janner Rally – Kajetanowicz foi maestro

 

Bruno Magalhães enfrenta último desafio do ano na Córsega

 

Barum Czech Rally Zlín - Bruno Magalhães vai descobrir prova checa

 

Bernardo Sousa "importante vencer a este nível"

 

SATA RAllye Açores - Bernardo Sousa com começo menos positivo

 

Liepaja Rally - Lappi atinge a maturidade

 

ERC - Kubica vence de forma fantástica

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso