home
 
notícias
car
  Finlândia - Juha Salo regressa às vitórias
   

Depois da desistência na primeira prova do não, o campeão finlandês de ralis, Juha Salo reencontrou o caminho do sucesso, vencendo a segunda prova do ano, o Vaakuna Rally. 

À semelhança do aconteceu na prova de abertura do campeonato finlandês de ralis, o Artic Lapland Rally, a segunda prova do campeonato foi também marcada pela neve e pelo gelo. Com sete especiais de classificação as equipas tinham pela frente 118.4km contra o relógio. Com o vencedor da primeira prova, Janne Tuohino, ausente, Juha Salo tinha a oportunidade única para recuperar pontos no que toca ao campeonato.

Joni Nikko foi quem primeiro surpreendeu neste rali, levou o Mitsubishi Lancer EVI IX à vitória nas duas primeiras especiais e assumiu assim a liderança do rali. Nikko havia sido 5º classificado na primeira prova do ano e tentava também um bom resultado que o pudesse recolocar na luta pelo título. Aos comando de um Mitsubishi Lancer WRC, Ari Vihavainen era o segundo classificado nesta fase, logo seguido de Juha Salo. A 3ª especial do rali marca o ponto de viragem neste rali, Juha Salo imprime um ritmo endiabrado e vence as 4 especiais seguintes o que lhe permite ascender À liderança da prova e encarar a última especial do rali com 9 segundos de vantagem para Nikko e 14 para Vihavainen. A última especial acabou por revelar o melhor momento de Karl Kruuda neste rali que não correu nada bem ao jovem piloto  estónio. Atrás do homem do Ford Fiesta S2000 ficou Juha Salo, que assim garantiu a primeira vitória do não na defesa do seu titulo  de campeão. Joni Niko confirmou o segundo posto e também o seu melhor resultado do ano enquanto Ari Vihavainen se teve que contentar como o terceiro posto. Coma vitória na +ultima especial Kruuda subiu ao 4º posto enquanto Veli-Pekka Karttunen, aos comandos de um Subaru Impreza WRX STi fechou o top5. Quam não estev muito feliz nesta prova foi Jakko Nikara, que depois do segundo posto  na prova de abertura não foi alem do 9º lugar neste segundo rali do não.

Classificação final:

1 - Juha Salo Tempo Total: 1:03:10,5
2 - Joni Nikko +0:15,2
3 - Ari Vihavainen +0:45,7
4 - Karl Kruuda +1:04,0
5 - Veli-Pekka Karttunen +1:34,8
6 - Teemu Asunmaa +1:42,4
7 - Jari Kihlman +2:23,9
8 - Kristian Kiviniemi +2:40,4
9 - Jarkko Nikara +3:27,9
10 - Joonas Lindroos +4:09,2


 

Mattias Adielsson vence Ostersund Winter Rally

 

Kris Princen vence primeira prova do ano

 

Dominykas Butvilas vence na Lituania

 

Kenya - Skoda Fabia R5 vence no continente Africano

 

Hugo Magalhaes no Qatar Internacional Rally

 

Turquia - Orhan Avcioglu vence Otosan Kocaeli Rallisi

 

Itália – Basso entra a todo o gás

 

USA- Ken Block vence Rally in The 100 Acre Wood

 

Finlândia - Juha Salo regressa às vitórias

 

Estónia – Timmu Korge entre a vencer

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso