home
 
notícias
car
  Finlandia - Eerik Pietarinen vence SM-Itaralli
   

Eerik Pietarinen venceu de forma categórica a terceira prova do Campeonato Finlandês de Ralis,  o SM-Itäralli 2018.

Depois de ter entrado a vencer na prova de abertura, o Artic Lapland Rally, Eerik Pietarinen  voltou a repetir a vitória na terceira prova do ano. Com a neve e o gelo serem mais uma vez dominantes o SM-Itäralli apresentou aos concorrentes um programa composto por seis especiais para um total de 101.26 km contra o cronómetro. Fugindo ao tradicional ao muito utilizado esquema de rondas, a terceira prova do campeonato finlandês apresentou um esquema que fez lembrar outros tempos, com 6 especiais distintas ao contrário do sistema de rondas em que de três especiais se fazem seis. Destaque para a quarta especial, Oskola com 36.12km.

Eerik Pietarinen entrou com tudo no rali, venceu as 3 especiais da secção matinal e cavou desde logo uma distância, que longe de ser decisiva, era no mínimo uma boa almofada, dado o ritmo e as diferenças que se iam registando nas especiais entre os vários concorrentes. Atrás do Skoda Fabia R5 de Pietarinen a luta estava ao rubro, com três pilotos, em três Skoda Fabia R5, a terminarem a manha separados 32 segundos, com Nikolay Gryazin a ser o mais rápido dos três, a 15.8 de Pietarinen, seguido de Teemu Asunmaa e Marko Mänty. A fechar o top 5 estava Emil Lindholm, também ele a tripular um Skoda Fabia R5. As grandes desilusões desta primeira secção eram os homens não Skoda, Juha Salo em Peugeot 208 T16, que desistiu na segunda e especial, e Jari Ketomaa que aos comandos de um Hyundai i20 R5 nunca conseguiu rolar no ritmo dos homens da frente.

Para a tarde a expetativa era grande, com os 36.12km de Oskola aa abrirem as hostilidades e a poderem baralhar a classificação.  A verdade é que Pietarinen voltou a vencer e alargou ainda  mais a sua distância par ao segundo, que passou a ser Teemu Asunmaa depois de ter deixado tanto Gryazin como Marko Mänty a mais de 11 segundos. A partir deste momento Piertarinen tinha 19.4 segundos para gerir me pouco mais de 23km. Asunmaa ainda atacaria nas duas últimas especiais do rali, mas Pietarinen controlou bem e venceu a prova com 10.7 segundos de avanço para Asunmaa. Gryazin consolidou o terceiro posto , mas já a 24.7 do vencedor. Marko Mänty foi o quarto classificado 32.5 do vencedor. Com um fim de rali espetacular Jarkko Nikara consegui bater Emil Lindholm e assim impedir um top 5 totalmente composto por Skoda Fabia R5, colocando o  seu Subaru Impreza WRX no quinto posto final.

Classificação Final:
1. Eerik Pietarinen Skoda Fabia R5 TEMPO TOTAL: 49.10.0
2. Teemu Asunmaa Skoda Fabia R5 +10.7
3. Nikolai Grjazin Skoda Fabia R5 +24.7
4. Marko Mänty Skoda Fabia R5 +32.5
5. Jarkko Nikara Subaru Impreza WRX +59.0
6. Emil Lindholm Skoda Fabia R5 +1.00.2

Decorridas trêsprovas a classificação docampeonato está assim:
1. Eerik Pietarinen 74 pontos
2. Marko Mänty 38 pontos
3. Teemu Asunmaa 36 pontos
4. Emil Lindholm 33 pontos

 

Photo: AKK / Toni Ollikainen

 


 

Bélgica - Adrian Fernémont vence Herock Spa Rally

 

Finlandia - Eerik Pietarinen vence SM-Itaralli

 

Austria Janner Rallye recheado de drama

 

Mattias Adielsson vence Ostersund Winter Rally

 

Kris Princen vence primeira prova do ano

 

Dominykas Butvilas vence na Lituania

 

Kenya - Skoda Fabia R5 vence no continente Africano

 

Hugo Magalhaes no Qatar Internacional Rally

 

Turquia - Orhan Avcioglu vence Otosan Kocaeli Rallisi

 

It

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso