home
 
notícias
car
  Oliver Solberg vence Rally Aluksne na estreia com R5
   

Oliver Solberg confirmou todos os pergaminhos e qualidades que lhe são reconhecidas, vencendo com o Volkswagen Polo R5 na sua estreia nesta categoria.

A cidade de Aluksne no noroeste da Letónia foi o palco da primeira prova do Campeonato Letão de Ralis bem como marcou também o início do Campeonato Estónio de Ralis. Com 97,06km de estradas cobertas de gele e neve a prova tinha como principais cabeças de cartaz Valery Gorban, ainda e sempre aos comandos do Mini John Cooper Works WRC, Lukasz Habaj aos comandos de um Skoda Fabia R5, Egon Kaur com o seu Ford Fiesta Proto e Oliver Solberg que se estreava na categoria R5 aos comandos do novíssimo Volkswagen Polo R5.

Valery Gorban foi o grande dominador da fase inicial da prova, vencendo as 3 das 4 especiais que se realizaram antes da primeira assistência e conseguiu assim uma  vantagem de 6.67 segundos para Oliver Solberg e colocava já Lukasz Habaj e Egon Kaur a mais de 20 segundos, mesmo se o piloto do Ford Fiesta Proto venceu a primeira passagem pelas 10.98 de Korneti, a SS3.

Após a primeira assistência as equipas enfrentaram mais duas especiais, num total de cerca de 20km, que marcariam definitivamente o curso da prova. Oliver Solberg entrou forte e venceu as duas especiais e assumiu o comando da prova com 2.58 segundos de vantagem para Gorban. Habaj e Kaur mantinham-se a  mais de 25 segundos do líder e não pareciam capazes de entrar na discussão pela vitória. Bem conhecido dos adeptos açorianos, Tomasz Kasperscyk, aos comandos de um Ford Fiesta R5 fechava o top5 , mas já as 1:29.89 de Solberg.


Com tudo em aberto na luta entre Solberg e Gorban os pilotos dividiram as vitórias nas especiais seguintes, entrando para as duas últimas especiais separados apenas por 5.64 segundos.  Oliver Solberg deu tudo na penúltima especial amealhando mais 1.3 segundos para Gorban, deixando o ucraniano muito pressionado.  Apesar da diferença, Gorban, não baixou os braços  mas acabaria por furar na 10ª e última especial não podendo concretizar o ataque a Solberg.


Oliver Solberg escreveu assim  uma página bonita da sua história nos ralis com a primeira vitória à geral a aparecer aos 17 anos, de fato filho de peixe sabe nadar. Gorban apesar do segundo posto, realizou uma excelente prova, com um carro deveras ultrapassado o ucraniano continua a demostrar que ainda é possível haver diversão com deste Mini. Lukasz Habaj rodou  sempre no terceiro posto e por lá acabou por terminar a prova a 42.79 de Solberg. Egon Kaur, o único além de Solberg e Gorban a vencer uma especial foi  o quarto a 54.06 segundos do vencedor e Tomasz Kasperczyk fechou o top 5 ficando a 2:31.6 minutos do jovem pilo fo Volkswagen Polo R5.


 

Letónia – Oliver Solberg com nova vitória

 

Agenda Fevereiro

 

Nikolay Gryazin vence Sigdalsrally

 

Oliver Solberg vence Rally Aluksne na estreia com R5

 

Agenda Janeiro

 

Julian Wagner vence Janner Rally

 

Bélgica - Adrian Fernémont vence Herock Spa Rally

 

Finlandia - Eerik Pietarinen vence SM-Itaralli

 

Austria Janner Rallye recheado de drama

 

Mattias Adielsson vence Ostersund Winter Rally

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso