home
 
notícias
car
  Nikolay Gryazin vence Sigdalsrally
   

O jovem piloto russo Nikolay Gryazin foi o mais forte na ronda inaugural do Campeonato Norueguês de Ralis vencendo o Sigdalsrally.

Com 92,27 km dividos por 8 especiais de classificação a edição 2019 do Sigdalsrally foi, como não poderia deixar de ser, um típico rali de inverno, em que o gelo e a neve cobriram a totalidade das especiais. Com alguns nomes de destaque presentes, tais como Mads Ostberg, que se apresentou num saudoso Subaru Impreza STi N14, Henning Solberg com um Skoda Fabia R5 e Ole Christian Veiby a preparar a sua participação no WRC2 aos comandos de um novíssimo Volkswagen Polo R5. Também na lista um piloto muito querido dos adeptos açorianos, pois já lá deu bom espetáculo, Frank Tore Larsen num Ford Fiesta R5, claro o jovem russo Nikolay Gryazin que tem vindo a evoluir de forma muito positiva nos últimos anos. Estavam portanto reunidas excelentes condições para um grande rali.

A primeira especial seria desde logo madrasta para duas das estrelas da companhia, Mads Ostberg com uma fuga de combustível e Frank Tore Larsen com problemas mecânicos abandonaram logo na fase inicial da prova.  Desde  o primeiro km de prova que Nikolay Gryazin mostrou ao que vinha, venceu as 4 primeiras especiais da prova e conseguia uma vantagem de 14.7 segundos para H. Solberg e 1:01.8 minutos para Veiby, que assim ficava praticamente fora da luta pela vitória. No entanto a vantagem de Gryazin viria a ser diminuída de 10 segundos devido a uma penalização por se apresentar sem luzes, o que deixou o russo com apenas 4.7 segundos de vantagem para H. Solberg e o rali ao rubro.

A penalização não parece ter afetado o jovem russo que se manteve muito concentrado e conseguiu na quinta e sexta especiais ganhar 12.5 segundos a Solberg, deixando o norueguês a 26.6 segundos com pouco mais de 26km de especiais para o fim da prova. Mais que a vantagem Gryanzin transmitiu uma ideia clara que só com algum azar não venceria a prova. O. Veiby ainda deu um ar da sua graça ao vencer a sétima e especial e Gryazin venceu a oitava e última, numa altura  em que H. Solberg já teria desistido de tentar chegar ao primeiro posto.  N. Gryazin venceu assim com uma vantagem de 34.2 segundos para H. Solberg e 1:04.2 minutos para O. Veiby. No quarto posto ficou o sueco Mattias Monelius, aos comandos de um Skoda Fabia R5, a 2:17.8 do vencedor e o norueguês Andres Grondal fechou o top5 com o seu Ford Fiesta R5 a 3:31.9 minutos de N. Gryazin. 


 

Letónia – Oliver Solberg com nova vitória

 

Agenda Fevereiro

 

Nikolay Gryazin vence Sigdalsrally

 

Oliver Solberg vence Rally Aluksne na estreia com R5

 

Agenda Janeiro

 

Julian Wagner vence Janner Rally

 

Bélgica - Adrian Fernémont vence Herock Spa Rally

 

Finlandia - Eerik Pietarinen vence SM-Itaralli

 

Austria Janner Rallye recheado de drama

 

Mattias Adielsson vence Ostersund Winter Rally

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso