home
 
notícias
cpr
car
irc
  Rali de Monte Carlo Ogier e Neuville em luta intensa
   

Foi intenso  o segundo dia do Rali de Monte Carlo,  com Ogier e Neuville a lutarem taco a taco pelo primeiro lugar.

O segundo dia do Rali de Monte Carlo tinha no programa 6 especiais num total de 62.56km ao cronómetro. Com as condições de piso a variarem bastante de especial para especial, e mesmo dentro de cada uma das especiais, as escolhas de pneus ganharam um papel fundamental para este segundo dia, aliás papel que sempre tem neste rali.  Mas a manha não começou da melhor maneira com a anulação da terceira especial, primeira do dia, devido  à má colocação do público, problema que infelizmente tem vindo a ser recorrente nesta prova e que não terá por ventura outras consequências para a prova monegasca devido ao estatuto muito particular que tem dentro do campeonato do mundo. 

Nas duas especiais que restaram da primeira ronda foi Neuville aquele que melhor compromisso de pneus encontrou o que lhe valeu a vitória na sexta especial e sobretudo chegar a meio do dia na liderança da prova com 3.4 segundos de vantagem para Ogier. O campeão do mundo apesar do tempo perdido para Neuville conseguiu  um bom compromisso o que lhe valeu terminar a manha no segundo posto e com o primeiro à vista.   Loeb entrou forte e venceu a quinta especial, mas como o próprio admitiu depois a escolha de pneus revelou-se desastrosa para a sexta especial e perdeu demasiado tempo. Tanak, que dominara no primeiro dia não conseguiu acompanhar Neuville e Ogier e ficava já a mais de 16 segundos do belga a meio do dia.


A tarde acabou por trazer algum drama,  Neuville entrou forte na primeira especial pós almoço, mas uma pequena saída de estrada fez com que perdesse cerca de 15 segundos e assim a sua estratégia, alicerçada em boas performances na sexta e oitava especiais acabou por não ser tão eficaz. Ogier manteve uma escolha que lhe permitiu ser homogéneo ao longo das três especiais e com isso logrou terminar o dia na frente, com 2 segundos de vantagem para Neuville.  Loeb voltou a dar um ar da sua graça ao vencer a sétima especial, mas como  o próprio admitia no fim do dia a escolha de pneus era complicada para as outras duas especiais, o francês terminou o dia no quinto posto longe do primeiro mas com o pódio à vista. Mikkelsen  com uma boa secção da tarde conseguiu subir ao terceiro posto, logo seguido de Latvala, o melhor dos Toyotas. Tanak, com um furo, Meeke que partiu uma jante e Lappi que partiu a suspensão frontal esquerda, foram os azarados do dia.

Classiificação:

1 - Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) 1:37:17.3
2 - Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +2.0
3 - Mikkelsen / Jaeger-Amland (Hyundai i20 WRC) +1:17.7
4 - Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +1:25.1
5 - Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +1:25.9
6 - Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) +1:47.5
7 - Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +2:34.9
8 - Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +5:33.0

Para amanha um dia muito curto com apenas 4 especiais: (hora portuguesa)
SS9 - Agnières-en-Dévoluy - Corps 1 - 29.82 km - 07:48
SS10 - St-Léger-les-Mélèzes - La Bâtie-Neuve 1 - 16.87 km - 09:06

SS11 - Agnières-en-Dévoluy - Corps 2 - 29.82 km - 11:47
SS12 - St-Léger-les-Mélèzes - La Bâtie-Neuve 2 - 16.87 km - 13:08
 
Foto: Citroen Media - @World
 

 

Sébastien Ogier vence Rali de Monte Carlo de cortar respiração

 

Rali de Monte Carlo Ogier e Neuville em luta intensa

 

Rali de Monte Carlo Ott Tanak entra na frente

 

Rali da Turquia Excitantemente duro regresso ao passado

 

Andreas Mikkelsen | Andar o mais depressa possível

 

Hayden Paddon | Não há razão para não ser competitivo

 

Thierry Neuville | Terminar no pódio

 

Craig Breen | Aprender

 

Kris Meeke | Vencer e evoluir

 

Hayden Paddon | Nunca desistir

 
® RALI FÓRUM | 2011 | geral@raliforum.net | Design: Elisabete Afonso