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Mário Castro | Tomei as decisões certas
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Navegador e piloto, Mário Castro é uma das figuras mais conhecidas nos ralis nacionais. Ora no banco da direita a cantar notas a Pedro Meireles, ora no banco da esquerda a disputar o Campeonato Norte de Ralis. Como foram os seus últimos 10 anos de carreira e o que perspetiva para o futuro, foi o que fomos saber.

RaliFórum - Como o RaliFórum faz 10 anos de existência a primeira questão prende-se exatamente com esse período temporal, como avalia a sua carreira nos últimos 10 anos, que recordações, ensinamentos e balanço faz deste período de tempo?
Mário Castro - Nos últimos dez anos da minha carreira tenho muitas memórias. Umas positivas e outras nem tanto. Mas como é natural tenho de salientar como ponto alto o tão ambicionado título absoluto em 2014 no nacional de ralis. Além disso consegui também os títulos no Grupo de turismo (RC2). Não posso deixar de salientar também o meu regresso ao todo o terreno no qual consegui vitórias à geral e por muito pouco não fui campeão. Algo que marcou a minha carreira nestes últimos dez anos foi a minha estreia como piloto. Era um sonho que tinha desde miúdo e que consegui concretizar. É uma vertente em que faço de uma forma mais "descomprometida " em termos de resultados comparativamente com a vertente de navegador, mas ainda assim consegui resultados que até a mim me surpreenderam pela positiva. Mas nem tudo foi bom nestes últimos 10 anos... a perda do título no ano de 2017 foi muito frustrante para mim. Foi das piores sensações (senão mesmo a pior) que tive nos meus 26 anos de carreira. Perdemos por uma margem inimaginável. Fase difícil passamos também em 2018 e 2019 porque não conseguimos lutar pelas vitórias, mas felizmente em 2020, ainda que tivéssemos ficado longe da luta pelo título, conseguimos um bom andamento e voltamos às vitórias.

RaliFórum - O que mudou em termos de ralis nos últimos 10 anos, tanto para melhor como para pior?
Mário Castro - Nos últimos 10 anos não houve grandes mudanças e maioritariamente as que houve foram coisas positivas. Esta aparição dos carros R5 foi responsável por termos um dos melhores campeonatos nacionais do Mundo, com grandes lutas entre 5 ou 6 equipas e com títulos muito disputados.

RaliFórum - O que diria a si próprio se o Mário de 2021 pudesse dar um conselho ao Mário de 2011?

Mário Castro - Se eu pudesse voltar atrás 10 anos sinceramente não teria muita coisa para corrigir. Depois das coisas acontecerem é muito fácil dizer, não faria isto ou aquilo, mas eu acho que na generalidade tomei as decisões certas para a altura em questão. Sempre tive uma postura consciente, ponderada e o mais profissional possível dentro daquilo que eu sei e tenha a consciência tranquila perante todas as minhas decisões. Sempre serei assim. Detesto perder, mas aceito perder. Adoro vencer e tudo faço para o conseguir. Não admito chegar a casa depois de um rali e achar que não fiz melhor porque me desleixei ou não quis fazer.

RaliFórum - Focando agora na época que findou, altamente atípica devido à pandemia, que balanço faz da mesma?
Mário Castro - Realmente a época foi muito atípica para todos e para mim não foi diferente. Era um ano em que tinha muitas esperanças numa época muito positiva. Com o Pedro, achava que poderíamos voltar a lutar pelo título. Infelizmente não conseguimos porque começamos logo mal com a desistência em Fafe, mas pelo menos regressamos às vitórias.  Já no que respeita à vertente de piloto tudo indicava que teria um ano inesquecível, mas também aí quase nada consegui fazer. No meio de tudo isto tenho de destacar a minha presença no rali Fafe / Montelongo. Um rali do Europeu, na minha cidade e lutando com pilotos muito mais experientes do que eu. O resultado final não foi tão positivo como desejava por um erro meu, pois furei num local em que nunca o devia ter feito, mas ainda assim senti-me muito realizado com esta participação. Ficará para sempre como uma grande recordação da minha carreira

RaliFórum - No seu ponto de vista, foi feito tudo aquilo que era possível para ter um campeonato digno e competitivo?
Mário Castro - Sim... acho que a FPAK e os clubes estiveram muito bem nesse especto e conseguiram com êxito realizar campeonatos dignos. Os pilotos e equipas estiveram também muito recetivas e fizeram todas elas grandes esforços para marcarem presença nos ralis e dignificarem os campeonatos.

RaliFórum - No que respeita á época de 2021, no momento em que fazemos a entrevista não são ainda conhecidos os calendários, como pensa que deveriam ser estruturados os mesmos? Quantas provas pensa que deveriam ter? Concorda com inclusão das provas internacionais no calendário?
Mário Castro - Neste caso quero apenas falar do CPR e do CNR pois são os campeonatos onde estarei inserido em 2021, espero eu. Quanto ao CPR acho que temos de ter um campeonato mais barato, mas ao mesmo tempo com uma quantidade de provas que deem alguma dignidade ao nome "campeonato " e por isso acho que deveria andar pelas 8 provas, nunca menos, isto para o absoluto. Já para o CPR2 e Gr N deveria ter apenas 6 ralis cada um. Relativamente à inclusão das provas internacionais, todas elas são espetaculares, mas será difícil podermos ter as 4 provas previstas. Posto isto, e não quero dizer aqui qual, acho que uma delas deverá ter de sair num ano em que se perspetiva grandes dificuldades com a angariação de orçamentos. Quanto ao CNR, acho que deverá ter também 8 ralis. Acho que nenhum deles deverá estar inserido com um rali do CPR pois nada de bom dá aos pilotos do CNR que neles possam participar. Zero de promoção das equipas, troços completamente destruídos nos casos dos ralis de terra. No caso particular do CNR é óbvio que o ideal seria ser composto por 4 ralis de asfalto e 4 de terra, mas isso, tenho a noção, será muito difícil de se concretizar.

RaliFórum - Em termos pessoais, que objetivos tem para a época que agora se inicia? Tanto na vertente de navegador como na de piloto.
Mário Castro –
Objetivo primordial será conseguir fazer ralis. Neste momento e na vertente de navegador não posso adiantar muito. Estou sempre dependente de convites que possam aparecer e como é óbvio de decisões do Pedro quanto ao que irá fazer pois ele será sempre a prioridade. Como piloto, estou a tentar reunir condições para participar em alguns ralis do CNR. Gostava de conseguir participar pelo menos em 6 ralis, mas também aqui estou dependente de qual será o meu programa como navegador pois essa vertente será sempre prioritária.

Fotografia: Facebook Mário Castro

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